quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Zoológico recebe fêmea de lobo-guará

A fêmea de lobo-guará perdeu um dos membros
inferiores após ser capturada em armadilha

O Zoológico de Piracicaba tem uma nova moradora desde o mês de agosto. Trata-se de uma fêmea de lobo-guará, animal típico do Cerrado e o maior canídeo da América do Sul, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos. A fêmea, que ainda não tem nome, já faz companhia para outro de sua espécie, o lobo Balu.
A fêmea foi trazida do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, campus de Botucatu. Ela estava no centro desde setembro do ano passado, quando foi resgatada em um condomínio em Paranapanena (SP), com uma de suas patas traseiras machucadas e sangrando.
De acordo com o veterinário Thiago Villalta, diretor do Zoo, a suspeita é que ela tenha sido pega em uma armadilha para javalis. Após o tratamento, com a amputação de uma das patas traseiras, o destino da loba foi discutido: ela deveria ser devolvida à natureza? O risco, nesse caso, seria grande, pois, em uma possível gestação, ela poderia morrer. “Ela poderia não conseguir dar cria sozinha, sem o membro posterior, que a espécie usa para fazer força e dar à luz”, explica Villalta.
Dessa forma, o melhor a fazer foi deixá-la em cativeiro e o Zoo de Piracicaba foi o local escolhido para que ela fosse assistida. “Infelizmente, por culpa do homem, ela está condenada a ficar em cativeiro. Mas, se gestar, vai ter de 1 a três filhotes que podem ser reintroduzidos na natureza”, explica Thiago.
O Zoológico de Piracicaba tem aproximadamente 340 animais. São 53 espécies de aves, sete de répteis e 25 de mamíferos. Os animais que chegam são remanejados de outros zoológicos ou resgatados, vítimas de maus tratos ou por viverem em cativeiros ilegais. Também são levados até o Zoo após serem encontrados feridos, vítimas de atropelamento ou de incêndios em matas. Sempre que há chances de que sobrevivam sozinhos, após os cuidados, são reintroduzidos na natureza.
SERVIÇO – O Zoológico Municipal de Piracicaba fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita. Telefone: (19) 3421-3425.

Nenhum comentário:

Postar um comentário