segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Ágata, onça do Zoológico Municipal de Piracicaba, passa por cirurgia por videolaparoscopia e se recupera bem



Uma equipe de médicos veterinários especialistas em cirurgia por videolaparoscopia realizou nesta segunda-feira,28, uma cirurgia de OSH (ovariosalpingohisterectomia) na onça parda Ágata, moradora do Zoológico Municipal de Piracicaba.

A médica veterinária responsável pelos animais do zoológico, Camilla Xavier Mendes, solicitou o auxílio dos colegas especialistas pois esse tipo de cirurgia é muito menos invasiva e traumática, possibilitando ao animal uma rápida e segura recuperação.
A cirurgia foi realizada pelos médicos veterinários de Campinas, Rogério Akio Nishimaru e Paulo Vinícius Souza, através de equipamentos próprios, muito modernos e de altíssima tecnologia.

A anestesia ficou por conta do
médico veterinário especialista, Frederico
Zambon de Piracicaba, enquanto que a médica veterinária especialista em oftalmologia, Cíntia Perches, também realizou uma
avaliação.

Ágata, uma onça parda (Puma concolor) de dois anos de idade foi encontrada com poucos dias de vida sozinha e muito debilitada na mata. Foi resgatada pela equipe da Associação Mata Ciliar e tratada com aleitamento artificial (mamadeira).  Ágata foi trazida ao Zoológico de Piracicaba ainda filhote, já recuperada da desnutrição, no entanto Ágata era muito mansa, como um gato doméstico e por isso não era um animal que se readaptaria à vida selvagem.

Agora que Ágata chegou à idade adulta está apresentando cios repetitivos, porém, por causa do seu histórico de desnutrição quando era filhote, não se desenvolveu de forma satisfatória e não possui estrutura corporal de uma fêmea adulta, provavelmente não suportaria uma gestação ou um parto normal, visto que o seu parceiro de recinto, Pierre, é uma onça parda de tamanho bem maior.

A bióloga Paula Matias, responsável pela alimentação dos animais do
Zoológico afirmou que “a Ágata tem um ótimo apetite, nunca recusa nenhum tipo de carne fornecida e recebe suplementos nutricionais, mas mesmo assim não atingiu o tamanho esperado”. A alimentação dos animais carnívoros do zoológico inclui costelinha suína, coração bovino, frango, bolinho de coração com ração, acém e ossobuco. O fornecimento das carnes é calculado de acordo com a espécie, peso e necessidade de cada indivíduo, todo esse cuidado é essencial para que os animais se desenvolvam com saúde.

"Ágata nos surpreendeu positivamente, acordou rapidamente da anestesia e já está caminhando", comentou a médica veterinária Camilla Xavier Mendes, duas horas após o término da cirurgia.

Sedema participa do 7° Arrastão Ecológico da Associação Piracicabana de Pesca Esportiva – Aperp


 A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema participou sábado (26), do 7° Arrastão Ecológico da Associação Piracicabana de Pesca Esportiva – Aperp como parte da agenda para o Dia de Combate à Dengue. No final da ação, os responsáveis contabilizaram a retirada de cerca de uma tonelada de resíduos de dentro do Rio Piracicaba e no seu entrono na Avenida Cruzeiro do Sul.
Entre os materiais retirados, entre eles estavam muitos pneus, o que não justifica o descarte irregular no Rio Piracicaba. A Prefeitura disponibiliza a Central de Resíduos localizada na Avenida das Ondas, 6.565, Bairro Ondinhas, apta para receber o descarte não só de pneus mas também, de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e computadores velhos e outros nove Ecopontos, confira os endereços no site da Sedema: https://sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos
O evento contou com a presença do Prefeito Barjas Negri e do Secretário do
Meio Ambiente, José Otávio Menten. A Sedema participou da ação, através do Núcleo de Educação Ambiental – Nea, da bióloga Elisabeth Nunes Salles, que na abertura da ação orientou os participantes sobre os cuidados com carrapato estrela, transmissor da febre maculosa, a importância do combate à dengue e do descarte consciente de resíduos. Durante o evento, distribuiu  distribuiu folhetos para auxiliar na conscientização e preservação do rio Piracicaba.  
O evento contou também com a ajuda de voluntários, a parceria do Pira no Plogging e também de um grupo de alunos e integrantes da direção da Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira. 
Os organizadores agradeceram a participação de todos os envolvidos e o apoio recebido dos voluntários, da Sedema, da empresa Linear Esquadrias de Alumínio que patrocinou as canecas e da Casa das Frutas e Frutos do Pomar que doaram frutas e sucos para os voluntários. “Hoje, no dia de Combate à Dengue, várias outras ações estavam em andamento pela cidade e a APERP, não poderia deixar de ajudar e fazer a parte dela”.



Durante todo o mês vários setores da Sedema também desenvolveram ações e intensificaram seus trabalhos para se unir a campanha de Combate à Dengue, desde a limpeza de córregos até o trabalho de educação ambiental em eventos e ações da secretaria. De acordo com o Secretário do Meio Ambiente José Otávio Menten. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre as formas de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e também da chikungunya, zika e febre amarela”.

FINADOS – A ação continua durante o feriado de Finados, como vem sendo realizada nos Cemitérios Municipais todos os anos, fruto de uma parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde. Durante o período de Finados, as equipes estarão presentes nos portões, distribuindo folhetos, e orientando os visitantes, funcionários, prestadores de serviços, servidores e floristas - sobre as formas de controle e combate ao Aedes aegypti.








quinta-feira, 24 de outubro de 2019

Mais bairros vão ganhar academias; até o fim de 2019 serão 102 equipamentos



equipamentos  iguais os que serão instalados 
O prefeito Barjas Negri abriu licitação para construção de academias ao ar livre, construção de praça e outras obras de manutenção em áreas de lazer. O pacote vai beneficiar a população de dez bairros e tem investimento de R$ 168.161,63. A previsão de conclusão é de 120 dias, a partir da ordem de serviço. Com mais esses equipamentos, Piracicaba terá, em 2019, 102 academias, espalhadas por toda cidade.

Serão construídas sete novas academias. O Parque Ipês/Residencial Piracicaba
equipamentos iguais os que serão instalados 
I, II , III, no Vila Sônia, vai ganhar uma, que será instalada na rua Corcovado, com área de 286,00 m². No Parque São Matheus/Vale do Sol, a academia será construída no Centro de Lazer, na rua Danúsio Benecase, em área de 3.437,88 m².

No Jardim Primavera, a academia ficará na praça Laércio Pinto, rua Brigadeiro Faria Lima com Cecílio Elias. Além da academia, em área de 850,38 m², também serão feito reparos de calçada.

equipamentos que serão instalados 
Outros bairros que vão ganhar academias são o Parque dos Sabiás, na rua Arapaçú, em 3.730,95 m². O campo de futebol de areia do local passará por manutenção; Jardim Tomazella, no Centro de Lazer, rua Gladys Aparecida Piffer Morato do Amaral, em área de 19.373,56 m²; Jardim Itapuã, no Centro de Lazer, na rua Tupã com rua da Garça, em área de 1.553,94 m², e no Centro de Lazer Algodoal, na rua Eliza Moura da Silva, em área de 3.290,05 m². O campo de futebol de areia do Itapuã também passará por manutenção.

As academias, basicamente, contam com bases em concreto para os aparelhos
equipamentos iguais os que serão instalados 
de ginástica, entrada de energia, iluminação, bebedouro e mobiliário (bancos de concreto, lixeira, suporte informativo e placas). Os espaços também têm plantio de grama.

PRAÇAS – O Jardim Primavera vai ganhar uma nova praça, na avenida Marechal Costa e Silva. Ela vai ficar em área de 234,95 m². Os moradores do Parque Orlanda, também terão um novo espaço de lazer na rua Paris com rua Praga, onde será construída praça em área de 406,36 m². Os dois espaços terão passeio em concreto, entrada de energia, iluminação, mobiliário (bancos de concreto, lixeira, suporte informativo e placas) e espaço com grama esmeralda.
Melhorias que visam a acessibilidade também chegam à academia híbrida, que fica no Piracicamirim, na rua Jorge Zohlner. Nela serão instalados 22,50 m² de piso podotátil direcional em ladrilho hidráulico e piso podotátil alerta em ladrilho hidráulico.

ESPAÇOS DE SAÚDE E LAZER - A Administração tem investido na saúde e no bem-estar da população ao incentivar a prática de exercícios físicos nas academias de ginástica ao ar livre. Elas estão em pontos estratégicos da cidade, com aparelhos que trabalham todos os grupos musculares. Oferecem atividades físicas de baixo impacto, destinadas aos adultos que querem e precisam fortalecer a musculatura, melhorar a flexibilidade, reduzir o sedentarismo e, ao mesmo tempo, conhecer novas pessoas e fazer novas amizades.
A primeira academia ao ar livre foi implantada em 2009, no Parque da Rua do Porto e, em 2012, foi instalada a primeira academia para cadeirante. No ano seguinte, foram mais três. O sucesso das academias é tão grande que a comunidade dos bairros, por meio de suas associações de moradores, e vereadores pedem que a Administração invista cada vez mais nesses equipamentos esportivos. O resultado é que, em 2019, chegaremos a 102 academias, espalhadas por toda cidade.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Piracicaba investe em Plano de Arborização




A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), lançou na terça-feira (22), o Plano de Arborização Urbana. O objetivo é otimizar e modernizar as atividades de planejamento, gestão e expansão do patrimônio arbóreo do município. A iniciativa consolida ainda mais o título de 2ª melhor cidade do Brasil em gestão pública para Piracicaba.
O Plano será elaborado a partir de um estudo técnico abrangente realizado pela empresa Propark Paisagismo e Ambiente Ltda., vencedora do processo de licitação, e contratada para executar o trabalho no prazo de cinco meses. A empresa detém uma longa lista de serviços prestados à municipalidade, com a elaboração de diversos estudos e execução de obras nos âmbitos do paisagismo, conservação ambiental e arborização. Foi responsável, inclusive, pelo desenvolvimento do Plano Diretor do Parque Natural Municipal de Santa Teresinha – o Parque da Cidade – que recebeu o plantio de mais de 40 mil, por ocasião de sua instalação, em 2007.
A implementação desse Plano representa um passo importante na modernização do sistema de gerenciamento da arborização realizado pela Prefeitura, pois deverá também contemplar o uso futuro de sistemas informatizados no manejo das árvores urbanas, confirmando a tradição da cidade como polo de inovação tecnológica do país”, afirmou o prefeito Barjas Negri.
A partir do estudo e levantamento, a Propark irá apresentar diagnóstico e propostas de ações para a arborização urbana. A partir daí, o Plano vai determinar as espécies arbóreas mais adequadas para cultivo na cidade, de acordo com as condições relativas ao clima e ao solo do local, além de estabelecer normas agronômicas para o seu perfeito desenvolvimento. “Em resumo, trata-se de plantar a árvore certa no lugar certo”, afirmou o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.
O Plano de Arborização Urbana vai criar condições para que a Prefeitura possa atender às
demandas e expectativas da população de forma mais rápida e eficiente. “Dessa forma, eventuais problemas com árvores tendem a diminuir com o tempo. O plano deverá nortear o trabalho da equipe técnica do setor de arborização da Sedema nas ações programadas e em alguns casos possibilita que a equipe possa agir preventivamente”, disse Menten.
O Plano contempla ainda programas complementares, como a otimização do Viveiro Municipal, o processamento e o emprego de resíduos de poda, estimulando ampla participação da comunidade piracicabana na manutenção do patrimônio arbóreo.
Segundo Menten, “a arborização pode ser considerada o mais elevado grau de valorização do espaço urbano, depois de implantados os serviços essenciais para a população. Sua importância é bastante reconhecida, devido a seus múltiplos benefícios, como a redução da poeira e das ilhas de calor, além de oferecer sombra, valorizar a paisagem e, principalmente, de proporcionar sensação de bem-estar às pessoas”.
O PLANO – Para colocar em prática o Plano de Arborização Urbana, José Flávio Machado Leão, sócio e fundador da Propark, disse que o primeiro passo é efetuar um diagnóstico detalhado da situação da cidade em relação à arborização para que se possa recomendar as ações mais adequadas para a manutenção do patrimônio existente. “Pode-se também determinar as áreas destinadas ao plantio de novas mudas para aumentar os benefícios e serviços prestados pelas árvores principalmente nas zonas mais carentes”, comentou.
No trabalho de planejamento, será também verificada a ocorrência de pragas e doenças que podem prejudicar as árvores, levando-as à queda, com riscos de acidentes. Também é importante verificar cada espécie e seu convívio com equipamentos urbanos, possibilitando, inclusive, a perfeita mobilidade de pedestres, entre muitos outros aspectos.
Em face do crescimento de Piracicaba, ocorrido nos últimos anos, o manejo do patrimônio arbóreo exigirá a modernização do seu sistema de gestão. “Isto implica na utilização de tecnologias avançadas, como o sensoriamento remoto, com imagens de satélites de alta resolução, para auxiliar na elaboração de inventário da vegetação arbórea existente na malha urbana do município e o emprego de softwares na sua gestão”, explicou Leão.
Segundo o engenheiro agrônomo da Sedema, Carlos César Ambrosano, o Plano de Arborização vai contribuir também na atualização da legislação municipal sobre o assunto, trazendo maior segurança jurídica e desburocratizando os trabalhos de manejo, de forma a aumentar a sua eficiência.

Sedema apoia evento da Aperp


Dia de Combate à Dengue acontece junto com 7° Arrastão Ecológico

Arrastão Ecológico - recolhimento de materiais com ajuda 
dos barcos 
A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) participa, no próximo sábado (26), a partir das 08h30, do Dia de Combate à Dengue que acontece paralelamente ao 7° Arrastão Ecológico. O objetivo é retirar resíduos do rio Piracicaba com a ajuda de barcos. Por terra, voluntários percorrerão a Avenida Cruzeiro do Sul. O ponto de encontro acontece na rampa dos Navegantes e a previsão é que a ação termine por volta das 11h.

O evento, criado pela Associação Piracicabana de Pesca Esportiva (Aperp), tem
o apoio da Sedema, que fará atividades lúdicas, distribuição de folhetos e orientações sobre a importância da conscientização e preservação do rio Piracicaba, além do descarte consciente de resíduos. A equipe de Nea (Núcleo de Educação Ambiental) participa também do recolhimento de materiais nos locais passíveis de focos de infestação do Aedes aegypti.

O Dia D de Combate à Dengue encerra o trabalho que vários setores da Sedema vem desenvolvendo ao longo do mês. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre as formas de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e também da chikungunya, zika e febre amarela”, afirmou o secretário da Sedema, José Otávio Menten.

Equipe do Nea sempre presente nos eventos  
Durante todo o mês, a equipe do Nea inseriu no início de todas as atividades de educação ambiental programadas para esse mês, uma breve orientação para que professores, monitores, responsáveis e alunos sejam multiplicadores das informações sobre as formas de controle e combate ao mosquito da dengue e o combate aos focos de proliferação dentro das residências.

O Setor de Gerenciamento de Resíduos intensificou o trabalho de limpeza dos córregos, que teve início no Córrego do Enxofre. Em seguida, deu-se a limpeza do córregos Piracicamirim, Guamium e Marins. O último a ser limpo é o Cavalinho que está sendo feito essa semana. O trabalho de limpeza desses mananciais, feito pelo Setor de Resíduos da Sedema, acontece de forma sistemática o ano todo, quando são recolhidas garrafas pet, vidros, restos de construção, papelão e embalagens descartadas de forma irregular.  Aproximadamente 25 m3 de entulhos foram retirados dos córregos.  

FINADOS – Todos os anos, há também uma importante ação realizada nos cemitérios, fruto de parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o período de Finados, há distribuição de panfletos e orientação aos visitantes, envolvendo funcionários, prestadores de serviços - limpadores, funcionários, servidores e floristas - sobre as formas de controle e combate ao Aedes aegypti. Isso porque é muito importante manter limpos estes locais para evitar o acúmulo de água em vasos e plantas, principais vetores para a infestação do mosquito.








Fotos das equipes executando a limpeza nos Córregos 
 



 

 

 






segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Com recintos temáticos, Zoo incentiva educação ambiental


Imagine conhecer, em um só lugar, paisagens da Índia, Japão, África, e ambientes que remetem a florestas andinas ou à pré-história. Isso já é possível em uma visita ao Zoo de Piracicaba. Mas é só o começo. Em um projeto ousado, que visa reforçar o propósito de educação ambiental de forma mais lúdica e também o conforto dos animais, a Prefeitura realiza a revitalização dos recintos. Até agora, três deles – o dos tigres, dos jabutis e das iguanas – estão prontos. Outros dois estão em andamento.

O Zoológico de Piracicaba é referência para cidades da região e recebe muitas
visitas de escolas. De acordo com o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, o formato dos zoos mudou há muito tempo e Piracicaba acompanhou essa evolução. “Os Zoológicos, de Piracicaba e outros, não são mais lugares para exibição de animais. Os espaços são importantes para reprodução em cativeiro, para evitar a extinção de espécies e também abrigam animais vítimas de maus tratos ou vítimas de atropelamento, incêndios em matas. Eles são tratados e, quando têm chances de sobreviver sozinhos, são reintroduzidos na natureza. Se não, são acolhidos e bem tratados”, observa Menten.

Por isso, a revitalização dos recintos, que passam a ser temáticos, está em andamento: para reverter esse cenário em favor de todos os animais com a educação ambiental que ensina a respeitá-los. “Com os recintos temáticos, fornecemos mais elementos para que as professoras possam conversar com seus alunos e não apenas mostrar os animais que chegam pra gente por meio de apreensões, vítimas de maus tratos, muitas vezes mutilados e não podem voltar para a natureza”, observa o diretor do Zoo, Thiago Vilalta.

Segundo Vilalta, os elementos permitem que se trabalhe questões ligadas a
geografia, história, biologia, clima, entre muitas outras. “No recinto da iguana, por exemplo, temos estalactites, estalagmites, fóssil, dinossauro, coisas que ligam à pré-história, da qual vem a iguana, que pode ser considerado um dinossauro vivo”, conta. Já o recinto dos jabutis está ligado ao Japão, com templos, lanternas japonesas, o Monte Fuji, entre outros elementos. O dos tigres remete à Índia. As paredes dos banheiros também ganharam mais vida com silhuetas de animais, como girafa, leão, hipopótamos, rinocerontes, hienas e elefantes.

A nova decoração do Zoo tem, ainda a preocupação com a sustentabilidade: grande parte do material usado é reciclável, como galões de água, pedaços de sobras de cano de PVC, que se completam com isopor e cimento.




ESCOLA – Um grupo de alunos do maternal 1 da Escola Municipal Deolinda
Elias Cenedese, de Ártemis, visitou o Zoológico de Piracicaba. De acordo com a professora Heloísa Helena Teixeira, a visita já entra no calendário escolar no início do ano, com apoio dos pais. A ida ao espaço tem toda uma preparação, com um bate-papo antes, sobre os animais que eles verão, e rende muitos trabalhos legais, como desenhos e rodas de conversa sobre meio ambiente. Heloísa aprovou os novos recintos. “São lindos. O Zoo é muito bonito e organizado. É prazeroso

ADOTE UM RECINTO – Quem quiser ajudar na revitalização dos recintos do Zoo de Piracicaba pode fazer uma parceria com a Prefeitura por meio do programa Adote um Recinto.


A adoção de recintos, que pode ser feita por pessoa ou grupos de pessoas físicas ou jurídicas, consiste na execução de obras ou doação de materiais necessários para reforma ou revitalização. Para cada área ou recinto adotado haverá a permissão para a instalação de um anúncio de cooperação. No programa também está incluída a parceria para manutenção de mobiliário urbano e a conservação e preservação das áreas públicas dentro do complexo.

SERVIÇO – O Zoológico Municipal de Piracicaba possui cerca de 340 animais, entre aves e mamíferos. Fica na avenida Marechal Castelo Branco, 426, Jardim Primavera. Funciona de terça a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita. Telefone: (19) 3421-3425.