sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Cemitério da Saudade incluso no roteiro histórico da Jornada do Patrimônio Cultural Paulista – Piracicaba


O Cemitério da Saudade de Piracicaba fará parte do roteiro histórico da Jornada do Patrimônio Cultural Paulista – Piracicaba 2019, que acontece nesse final de semana, 12 e 13. 

O roteiro do Cemitério acontece no sábado, 12, das 09 às 11:00 hs com início na Praça Cícero Correa dos Santos, mais conhecida como Praça da Sapucaia, em homenagem a árvore plantada em novembro de 1918, pelo Sr. Antônio Caprânico, que completou 100 anos em 2018. Tamanha a sua importância, a Sapucaia é hoje protegida por lei, através do Decreto Municipal nº 13354 de 19/11/2009 que a declarou imune ao corte.

O roteiro seguirá caminhando pela Avenida Independência para observação do Portal Antigo (de 1871) do Muro que contempla o Projeto "Colorindo a Saudade", que compreende três Etapas "Orla do Rio Piracicaba – Margem Direita", "Anjos, Santos e Arcanjos" e "Patrimônios Culturais – de Corpo e Alma" em direção à entrada do Cemitério pelo portão da avenida próximo a Rua Treze de Maio.
O percurso interno do Cemitério da Saudade inclui visitas à mausoléus como
por exemplo, do Presidente Prudente de Moraes, de sepulturas históricas como a do Capitão João de Almeida Prado e de sepulturas populares como a do Padre Galvão e ainda a Capela "São Miguel Arcanjo" de 1910 e o Portal do Cemitério de 1906.

Esse roteiro histórico encerra na Praça da Saudade no local onde existe o
Baobá, árvore símbolo de Madagascar, plantada pela Sedema em 2009 durante a solenidade festiva de tombamento da Sapucaia, em referência ao Dia da África (25/05) e o Dia da Consciência Negra (20/11).  O plantio do Baobá, considerada umas das mais antigas da terra, representou uma homenagem da Prefeitura à Cultura Negra de Piracicaba.


O Baobá, pela sua imponência e raridade, passou a fazer parte da lista das notáveis da cidade. Originário da África, é considerado uma das árvores mais antigas da terra e para muitas culturas africanas é sagrada: por seu tamanho, pela longevidade e pela posição de seus galhos, sempre voltados para o céu, é considerada uma ponte entre o nosso mundo e o sagrado.
A visita ao Cemitério da Saudade faz parte da segunda Jornada Cultural do Patrimônio que acontece nesse final de semana. Na programação estão incluídos roteiros históricos, oficinas e atividades culturais.
A Jornada Cultural é promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e Prefeitura Municipal de Piracicaba, através da Secretaria de Ação Cultural e Turismo:

                                                             As inscrições poderão ser feitas pelo e-mail:
O roteiro histórico ao Cemitério da Saudade terá a coordenação da Sedema e do Setor de Cemitérios.
Instagram: @cemiteriospiracicaba















Nenhum comentário:

Postar um comentário