segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Cemitério da Saudade incluso no Roteiro Histórico do Jornada do Patrimônio Cultural Paulista


No final de semana, o Cemitério da Saudade de Piracicaba atraiu muitos visitantes interessados em conhecer um pouco da história daquele local que fez parte do roteiro histórico da Jornada do Patrimônio Cultural Paulista – Piracicaba 2019. O projeto, do governo do Estado, inclui prédios históricos, templos e outras atrações da idade.
Esse roteiro teve início na Praça Cícero Correa dos Santos, conhecida pelos piracicabanos como Praça da Sapucaia, em homenagem a árvore mais famosa de Piracicaba, que completou 100 anos em 2018. Tamanha a sua importância, a Sapucaia é hoje protegida por lei, através do Decreto Municipal nº 13354 de 19/11/2009 que a declarou imune ao corte.
A partir dali, os visitantes, acompanhados por técnicos da Sedema do setor de Cemitérios, seguiram em direção à avenida Independência para observação do Portal Antigo (de 1871) do Muro que contempla o Projeto "Colorindo a Saudade".

Já no inteiror do Cemiterio, os participantes do roteiro puderam conhecer um pouco mais sobre esse local que ano que vem completa 160 anos, através dos 29 mausoléus conhecidos, inscritos no roteiro. Entre eles, o destaque é o do piracicabano Prudente José de Moraes e Barros, primeiro presidente civil do País. Prudente de Moraes, que faleceu em 1902. O ex presidente, ganhou um monumental mausoléu em granito, mármore e bronze, em ponto estratégico do cemitério.

Além desse, os visitantes puderam conhecer algumas sepulturas como do Barão de Resende, político e empresário, do Barão de Serra Negra, cafeicultor importante, ambos do século 19 e também de personalidades recentes da história local, como o ex-prefeito e comendador Luciano Guidotti.

O túmulo do renomado pintor Almeida Junior, é também um dos grandes destaques. Adornado com uma escultura em bronze de um manto cobrindo uma paleta de pintura. Considerado um dos mais destacados no cenário da arte paulista da segunda metade do século 19, Almeida Jr. nasceu em Itu em 1850 e faleceu em Piracicaba em 1899.

Outro local muito procurado com frequência pelos visitantes é do Capitão João de Almeida Prado, fazendeiro, pela crença de que o livro esculpido ao lado da estátua do falecido muda de lugar sem razão aparente. O interesse pelas sepulturas populares, incluídas no roteiro, dos religiosos, como a do Padre Galvão, muito conhecida pelos devotos, do Mausoléu dos Protestantes e a Capela Mortuária dos Frades Capuchinos de Piracicaba.


Há também algumas sepulturas que despertam a curiosidade das pessoas que visitam o Cemitério da Saudade atraídas pelas histórias curiosas que as cercam, como a do ‘menino da chupeta’, do bebê Nelson Machado Sant’Anna que morreu em 1921, aos três anos, engasgado com uma chupeta. A família erigiu uma escultura da criança na sepultura, que passou a receber chupetas colocadas pelos visitantes.

Além do Cemitério da Saudade, outros roteiros também fizeram parte da Jornada do Patrimônio, que devem se tornar permanentes, e que incluem patrimônios históricos e culturais como o Engenho Central, na Rua do Porto; a Colônia Tirolesa, na zona rural; a Rota Negra, com elementos da cultura africana, igrejas e escolas. O projeto, da Secretaria da Cultura do Estado, em Piracicaba mas as ações são coordenadas e realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura – Semactur e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural.  




Nenhum comentário:

Postar um comentário