terça-feira, 1 de outubro de 2019

Sedema planta Jequitibá-rosa, árvore símbolo do Jd. Botânico, em uma das áreas do Jardim Botanico

Em uma das ações promovidas pelo programa Setembro Verde desenvolvida pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente foi o  plantio de mudas do Jequitibá-rosa, eleita a árvore símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba no Viveiro Municipal de Mudas, uma das áreas escolhidas para implantar o Jardim Botanico de Piracicaba.
O Jequitibá-rosa foi a espécie eleita a árvore símbolo, numa escolha que ocorreu por meio de votação pela internet e também envolveu alunos do 5º ano de escolas municipais. No concurso, o público tinha cinco opções de árvores nativas das florestas de Piracicaba que foram sugeridas por especialistas. Foram elas: o Jequitibá-rosa (eleita com 53,8% dos votos), seguida da peroba rosa (19% dos votos e 2ª colocada); tamboril com 14,1% (3ª); pau-marfim com 7,5% (4ª), e caviúna, com 5,3% (5ª).
O objetivo principal da votação foi envolver o maior número de pessoas para eleger a espécie que simbolizará o Jardim Botânico de Piracicaba. O complexo natural foi criado em 2018 pelo prefeito Barjas Negri, por meio do Decreto nº 17.377. Dividido em três áreas distintas - uma anexa ao Parque do Engenho Central; uma no Santa Rita, no entorno da lagoa do bairro, e uma no Parque Natural da Cidade – o Jardim Botânico terá área de mais de 860 mil metros quadrados.
O concurso da árvore símbolo do Jardim Botânico de Piracicaba foi criado pela
equipe técnica da Sedema: engenheira agrônoma Clementina Rossin, arquiteta e paisagista Claudia Nogueira, analista ambiental Juliana Gragnani, com o apoio do Herbário ESA, por meio dos professores Vinícius Castro Souza, Marcelo Machado Leão e Flávio Leão; Associação dos Amigos do Jardim Botânico, por meio do sócio-fundador Urbano Campos Ribeiral Junior; Rede Brasileira de Jardins Botânicos, representado pelo presidente, João Neves Toledo.
Conheça o Jequitibá-rosa (Cariniana legalis)
O Jequitibá-rosa (Cariniana legalis) é também árvore símbolo do Estado de São Paulo. Tida como uma das maiores árvores do Brasil, a espécie pode atingir até 50 metros de altura e possui flores brancas com detalhes em vermelho. Algumas árvores desta espécie chegam a 3.000 anos e há majestosos exemplares delas na Estação Ecológica de Ibicatu, unidade de conservação situada no município de Piracicaba





Nenhum comentário:

Postar um comentário