segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Sedema participa do 7° Arrastão Ecológico da Associação Piracicabana de Pesca Esportiva – Aperp


 A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente - Sedema participou sábado (26), do 7° Arrastão Ecológico da Associação Piracicabana de Pesca Esportiva – Aperp como parte da agenda para o Dia de Combate à Dengue. No final da ação, os responsáveis contabilizaram a retirada de cerca de uma tonelada de resíduos de dentro do Rio Piracicaba e no seu entrono na Avenida Cruzeiro do Sul.
Entre os materiais retirados, entre eles estavam muitos pneus, o que não justifica o descarte irregular no Rio Piracicaba. A Prefeitura disponibiliza a Central de Resíduos localizada na Avenida das Ondas, 6.565, Bairro Ondinhas, apta para receber o descarte não só de pneus mas também, de pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes e computadores velhos e outros nove Ecopontos, confira os endereços no site da Sedema: https://sedema.wixsite.com/sedema/ecopontos
O evento contou com a presença do Prefeito Barjas Negri e do Secretário do
Meio Ambiente, José Otávio Menten. A Sedema participou da ação, através do Núcleo de Educação Ambiental – Nea, da bióloga Elisabeth Nunes Salles, que na abertura da ação orientou os participantes sobre os cuidados com carrapato estrela, transmissor da febre maculosa, a importância do combate à dengue e do descarte consciente de resíduos. Durante o evento, distribuiu  distribuiu folhetos para auxiliar na conscientização e preservação do rio Piracicaba.  
O evento contou também com a ajuda de voluntários, a parceria do Pira no Plogging e também de um grupo de alunos e integrantes da direção da Escola Estadual Prof. Manassés Ephrain Pereira. 
Os organizadores agradeceram a participação de todos os envolvidos e o apoio recebido dos voluntários, da Sedema, da empresa Linear Esquadrias de Alumínio que patrocinou as canecas e da Casa das Frutas e Frutos do Pomar que doaram frutas e sucos para os voluntários. “Hoje, no dia de Combate à Dengue, várias outras ações estavam em andamento pela cidade e a APERP, não poderia deixar de ajudar e fazer a parte dela”.



Durante todo o mês vários setores da Sedema também desenvolveram ações e intensificaram seus trabalhos para se unir a campanha de Combate à Dengue, desde a limpeza de córregos até o trabalho de educação ambiental em eventos e ações da secretaria. De acordo com o Secretário do Meio Ambiente José Otávio Menten. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre as formas de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e também da chikungunya, zika e febre amarela”.

FINADOS – A ação continua durante o feriado de Finados, como vem sendo realizada nos Cemitérios Municipais todos os anos, fruto de uma parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal da Saúde. Durante o período de Finados, as equipes estarão presentes nos portões, distribuindo folhetos, e orientando os visitantes, funcionários, prestadores de serviços, servidores e floristas - sobre as formas de controle e combate ao Aedes aegypti.








Nenhum comentário:

Postar um comentário