quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Sedema apoia evento da Aperp


Dia de Combate à Dengue acontece junto com 7° Arrastão Ecológico

Arrastão Ecológico - recolhimento de materiais com ajuda 
dos barcos 
A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) participa, no próximo sábado (26), a partir das 08h30, do Dia de Combate à Dengue que acontece paralelamente ao 7° Arrastão Ecológico. O objetivo é retirar resíduos do rio Piracicaba com a ajuda de barcos. Por terra, voluntários percorrerão a Avenida Cruzeiro do Sul. O ponto de encontro acontece na rampa dos Navegantes e a previsão é que a ação termine por volta das 11h.

O evento, criado pela Associação Piracicabana de Pesca Esportiva (Aperp), tem
o apoio da Sedema, que fará atividades lúdicas, distribuição de folhetos e orientações sobre a importância da conscientização e preservação do rio Piracicaba, além do descarte consciente de resíduos. A equipe de Nea (Núcleo de Educação Ambiental) participa também do recolhimento de materiais nos locais passíveis de focos de infestação do Aedes aegypti.

O Dia D de Combate à Dengue encerra o trabalho que vários setores da Sedema vem desenvolvendo ao longo do mês. “Nosso objetivo é conscientizar a população sobre as formas de controle e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, e também da chikungunya, zika e febre amarela”, afirmou o secretário da Sedema, José Otávio Menten.

Equipe do Nea sempre presente nos eventos  
Durante todo o mês, a equipe do Nea inseriu no início de todas as atividades de educação ambiental programadas para esse mês, uma breve orientação para que professores, monitores, responsáveis e alunos sejam multiplicadores das informações sobre as formas de controle e combate ao mosquito da dengue e o combate aos focos de proliferação dentro das residências.

O Setor de Gerenciamento de Resíduos intensificou o trabalho de limpeza dos córregos, que teve início no Córrego do Enxofre. Em seguida, deu-se a limpeza do córregos Piracicamirim, Guamium e Marins. O último a ser limpo é o Cavalinho que está sendo feito essa semana. O trabalho de limpeza desses mananciais, feito pelo Setor de Resíduos da Sedema, acontece de forma sistemática o ano todo, quando são recolhidas garrafas pet, vidros, restos de construção, papelão e embalagens descartadas de forma irregular.  Aproximadamente 25 m3 de entulhos foram retirados dos córregos.  

FINADOS – Todos os anos, há também uma importante ação realizada nos cemitérios, fruto de parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Durante o período de Finados, há distribuição de panfletos e orientação aos visitantes, envolvendo funcionários, prestadores de serviços - limpadores, funcionários, servidores e floristas - sobre as formas de controle e combate ao Aedes aegypti. Isso porque é muito importante manter limpos estes locais para evitar o acúmulo de água em vasos e plantas, principais vetores para a infestação do mosquito.








Fotos das equipes executando a limpeza nos Córregos 
 



 

 

 






Nenhum comentário:

Postar um comentário