terça-feira, 1 de outubro de 2019

Dia Mundial da Limpeza em Piracicaba contou com mais de 100 participantes e recolheu dois caminhões de lixo em 2 horas


Dia Mundial da Limpeza em Piracicaba contou com mais de 100 participantes  

A edição do World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza aconteceu o sábado, 21, promovido pelo Pira no Plogging com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio


Ambiente – Sedema. A concentração dos participantes do ato aconteceu no bolsão do estacionamento do Semae em frente ao Cemitério da Saudade e se estendeu a alguns bairros do entorno.  

Em Piracicaba, a ação do Dia Mundial da Limpeza contou com a participação de cerca de 100 pessoas e além, do apoio da Sedema, contou também com o apoio da ACIPI, da Fênix Soluções Ambientais, Alutec, Casa da Floresta, Rancho Orgânico, Ice by Nice, Bramak, Café Morro Grande, Clínica Bariátrica, MBM Escritório de Ideias, Proativa e LD Confecções Limeira.

Segundo uma das coordenadoras do evento, Maura Simões, “foram recolhidos dois caminhões de lixo do bolsão do estacionamento da SEMAE e dos bairros do entorno. Para isso contamos com o apoio dos funcionários da SEDEMA, em tornar nossa cidade mais limpa! Ao final plantamos uma árvore e esperamos que ela cresça assim como a consciência ambiental na cabeça e no coração de todos os piracicabanos!”

World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza

O “World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo.  O objetivo dessa ação, segundo a coordenadora do Pira no Plogging “é celebrarmos essa ação juntamente com tantas outras cidades do Brasil e do mundo!”

A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

A ação do dia 21/09 aconteceu simultaneamente em muitos países, onde voluntários e parceiros se uniram novamente para diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para os impactos em nossas vidas e no meio ambiente. A poderosa "onda verde" de limpezas começou na Nova Zelândia e terminou no Havaí 36 horas depois, com milhões de pessoas trabalhando em um único objetivo: um mundo mais limpo.

No Brasil, o movimento acontece desde 2012 sendo que no ano de 2018 foram 363 cidades que realizaram a ação, mais de 100 mil pessoas retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. Em 2019 considerada a maior já realizada no Brasil com mais de 1000 cidades que aderiram ao movimento.

A mobilização nacional ocorre pelo Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, sendo que os realizadores são todas as instituições e líderes em cada cidade que fazem adesão.

Mais informações através das publicações do Pira no Plogging através das mídias sociais:

https://www.instagram.com/piranoplogging/
https://www.facebook.com/PiranoPlogging

Nenhum comentário:

Postar um comentário