quarta-feira, 9 de outubro de 2019

Sedema intensifica ações de limpeza para auxiliar a campanha da Secretaria da Saúde.


A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema, através do Setor de Gerenciamento de Resíduos, executa regularmente a limpeza nos córregos da cidade, porque além do aspecto visual e do problema de enchentes causado pelo acúmulo de entulho nas galerias, essa ação se faz necessária, por questão de saúde pública, para auxiliar a combater a proliferação de vetores, dentre eles, do mosquito da dengue que deposita seus ovos em água parada e limpa, muitos deles encontrados nos vasilhames descartados irregularmente no meio ambiente.

A Prefeitura de Piracicaba, através de uma força tarefa entre a Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente – Sedema e Defesa
Civil executou a limpeza do Ribeirão do Enxofre no Bairro Paulista e também do Canal do Mirante nas duas últimas semanas.
No local foram recolhidos muito lixo, entulho, galhos e madeiras diversas, depositadas de modo irregular dentro do córrego em área verde do entorno e principalmente a retirada de materiais acumuladores de água.

Mesmo com todo esse trabalho realizado de forma sistemática pela equipe da Sedema, o descarte irregular acontece em muitos pontos da cidade. De acordo com Ludmar A. Romanini, do setor de gerenciamento de resíduos, esse trabalho está sendo intensificado a pedido da Secretaria de Saúde e durante todo o mês de outubro essa ação deverá se estender e está programada para acontecer nos seguintes ribeirões: Piracicamirim, Guamium, Marins e córrego do Cavalinho.


Além da limpeza nos córregos, o setor de gerenciamento de resíduos executa a limpeza semanal nos ecopontos. A Prefeitura, através da Sedema, mantém até o momento, oito ecopontos instalados na cidade, aptos a receber entulho proveniente de pequenas obras (reforma até 1 m3, equivalente a uma carroceria de pick-up). Nesses locais, considerados apenas de transbordo antes de serem encaminhados aos locais regulares definitivos, a população pode levar pneus de carros (em pequenas quantidades, porque nos ecopontos a área coberta é pequena), pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes e materiais recicláveis, eletroeletrônicos, móveis inservíveis e resíduos de podas de árvores, evitando assim, o acumulo desses resíduos em casa.  


A Sedema coloca seus serviços a disposição da população para contribuir para a saúde dos piracicabanos.



 

 

 

 

 





 



Nenhum comentário:

Postar um comentário