segunda-feira, 28 de outubro de 2019

Ágata, onça do Zoológico Municipal de Piracicaba, passa por cirurgia por videolaparoscopia e se recupera bem



Uma equipe de médicos veterinários especialistas em cirurgia por videolaparoscopia realizou nesta segunda-feira,28, uma cirurgia de OSH (ovariosalpingohisterectomia) na onça parda Ágata, moradora do Zoológico Municipal de Piracicaba.

A médica veterinária responsável pelos animais do zoológico, Camilla Xavier Mendes, solicitou o auxílio dos colegas especialistas pois esse tipo de cirurgia é muito menos invasiva e traumática, possibilitando ao animal uma rápida e segura recuperação.
A cirurgia foi realizada pelos médicos veterinários de Campinas, Rogério Akio Nishimaru e Paulo Vinícius Souza, através de equipamentos próprios, muito modernos e de altíssima tecnologia.

A anestesia ficou por conta do
médico veterinário especialista, Frederico
Zambon de Piracicaba, enquanto que a médica veterinária especialista em oftalmologia, Cíntia Perches, também realizou uma
avaliação.

Ágata, uma onça parda (Puma concolor) de dois anos de idade foi encontrada com poucos dias de vida sozinha e muito debilitada na mata. Foi resgatada pela equipe da Associação Mata Ciliar e tratada com aleitamento artificial (mamadeira).  Ágata foi trazida ao Zoológico de Piracicaba ainda filhote, já recuperada da desnutrição, no entanto Ágata era muito mansa, como um gato doméstico e por isso não era um animal que se readaptaria à vida selvagem.

Agora que Ágata chegou à idade adulta está apresentando cios repetitivos, porém, por causa do seu histórico de desnutrição quando era filhote, não se desenvolveu de forma satisfatória e não possui estrutura corporal de uma fêmea adulta, provavelmente não suportaria uma gestação ou um parto normal, visto que o seu parceiro de recinto, Pierre, é uma onça parda de tamanho bem maior.

A bióloga Paula Matias, responsável pela alimentação dos animais do
Zoológico afirmou que “a Ágata tem um ótimo apetite, nunca recusa nenhum tipo de carne fornecida e recebe suplementos nutricionais, mas mesmo assim não atingiu o tamanho esperado”. A alimentação dos animais carnívoros do zoológico inclui costelinha suína, coração bovino, frango, bolinho de coração com ração, acém e ossobuco. O fornecimento das carnes é calculado de acordo com a espécie, peso e necessidade de cada indivíduo, todo esse cuidado é essencial para que os animais se desenvolvam com saúde.

"Ágata nos surpreendeu positivamente, acordou rapidamente da anestesia e já está caminhando", comentou a médica veterinária Camilla Xavier Mendes, duas horas após o término da cirurgia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário