quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Piracicaba investe em Plano de Arborização




A Prefeitura de Piracicaba, através da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), lançou na terça-feira (22), o Plano de Arborização Urbana. O objetivo é otimizar e modernizar as atividades de planejamento, gestão e expansão do patrimônio arbóreo do município. A iniciativa consolida ainda mais o título de 2ª melhor cidade do Brasil em gestão pública para Piracicaba.
O Plano será elaborado a partir de um estudo técnico abrangente realizado pela empresa Propark Paisagismo e Ambiente Ltda., vencedora do processo de licitação, e contratada para executar o trabalho no prazo de cinco meses. A empresa detém uma longa lista de serviços prestados à municipalidade, com a elaboração de diversos estudos e execução de obras nos âmbitos do paisagismo, conservação ambiental e arborização. Foi responsável, inclusive, pelo desenvolvimento do Plano Diretor do Parque Natural Municipal de Santa Teresinha – o Parque da Cidade – que recebeu o plantio de mais de 40 mil, por ocasião de sua instalação, em 2007.
A implementação desse Plano representa um passo importante na modernização do sistema de gerenciamento da arborização realizado pela Prefeitura, pois deverá também contemplar o uso futuro de sistemas informatizados no manejo das árvores urbanas, confirmando a tradição da cidade como polo de inovação tecnológica do país”, afirmou o prefeito Barjas Negri.
A partir do estudo e levantamento, a Propark irá apresentar diagnóstico e propostas de ações para a arborização urbana. A partir daí, o Plano vai determinar as espécies arbóreas mais adequadas para cultivo na cidade, de acordo com as condições relativas ao clima e ao solo do local, além de estabelecer normas agronômicas para o seu perfeito desenvolvimento. “Em resumo, trata-se de plantar a árvore certa no lugar certo”, afirmou o secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten.
O Plano de Arborização Urbana vai criar condições para que a Prefeitura possa atender às
demandas e expectativas da população de forma mais rápida e eficiente. “Dessa forma, eventuais problemas com árvores tendem a diminuir com o tempo. O plano deverá nortear o trabalho da equipe técnica do setor de arborização da Sedema nas ações programadas e em alguns casos possibilita que a equipe possa agir preventivamente”, disse Menten.
O Plano contempla ainda programas complementares, como a otimização do Viveiro Municipal, o processamento e o emprego de resíduos de poda, estimulando ampla participação da comunidade piracicabana na manutenção do patrimônio arbóreo.
Segundo Menten, “a arborização pode ser considerada o mais elevado grau de valorização do espaço urbano, depois de implantados os serviços essenciais para a população. Sua importância é bastante reconhecida, devido a seus múltiplos benefícios, como a redução da poeira e das ilhas de calor, além de oferecer sombra, valorizar a paisagem e, principalmente, de proporcionar sensação de bem-estar às pessoas”.
O PLANO – Para colocar em prática o Plano de Arborização Urbana, José Flávio Machado Leão, sócio e fundador da Propark, disse que o primeiro passo é efetuar um diagnóstico detalhado da situação da cidade em relação à arborização para que se possa recomendar as ações mais adequadas para a manutenção do patrimônio existente. “Pode-se também determinar as áreas destinadas ao plantio de novas mudas para aumentar os benefícios e serviços prestados pelas árvores principalmente nas zonas mais carentes”, comentou.
No trabalho de planejamento, será também verificada a ocorrência de pragas e doenças que podem prejudicar as árvores, levando-as à queda, com riscos de acidentes. Também é importante verificar cada espécie e seu convívio com equipamentos urbanos, possibilitando, inclusive, a perfeita mobilidade de pedestres, entre muitos outros aspectos.
Em face do crescimento de Piracicaba, ocorrido nos últimos anos, o manejo do patrimônio arbóreo exigirá a modernização do seu sistema de gestão. “Isto implica na utilização de tecnologias avançadas, como o sensoriamento remoto, com imagens de satélites de alta resolução, para auxiliar na elaboração de inventário da vegetação arbórea existente na malha urbana do município e o emprego de softwares na sua gestão”, explicou Leão.
Segundo o engenheiro agrônomo da Sedema, Carlos César Ambrosano, o Plano de Arborização vai contribuir também na atualização da legislação municipal sobre o assunto, trazendo maior segurança jurídica e desburocratizando os trabalhos de manejo, de forma a aumentar a sua eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário