segunda-feira, 21 de outubro de 2019

LOBA DO ZOOLÓGICO MUNICIPAL DE PIRACICABA JÁ TEM NOME!!



Roama, nome indígena que significa” permanecer em pé”
A fêmea adulta de lobo guará que o Zoológico de Piracicaba está abrigando desde setembro já tem nome: a partir de agora ela foi “batizada” com o nome de Roama, nome indígena que significa” permanecer em pé” , escolhido por 62,7% dos 410 votos da enquete lançada pelas equipes do Zoológico Municipal e do Núcleo de Educação Ambiental – NEA/ Sedema.  Os outros nomes como Sol teve 10,6%, Nymeria (10,6%), Dourada (9,6%) e Lady (6,5%).
O Zoológico de Piracicaba que já abriga um macho adulto de Lobo-guará (Balu), recebeu a fêmea do Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (CEMPAS), da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP – Botucatu depois dela ter sido encaminhada e atendida por aquela entidade desde que foi capturada. O animal teve sua perna amputada e a suspeita é que ela tenha sido pega numa armadilha para javalis ou javaporcos. Sem condições de voltar para a natureza, a fêmea foi transferida para o nosso
Zoológico 

O Lobo-Guará

         O Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie símbolo do Cerrado brasileiro e encontra-se ameaçada de extinção. Nos anos 90 foi criado junto à Sociedade de Zoológicos do Brasil o Plano de Manejo para o lobo-guará em cativeiro. As atividades desenvolvidas em comemoração ao Dia do Lobo – no dia 12/Outubro fazem parte do trabalho educativo que visam contribuir para a redução dos impactos ambientais causados nas áreas naturais de cerrado, como a expansão das monoculturas e pecuária extensiva e a implantação de rodovias, que fazem com que várias espécies, incluindo o lobo-guará, sofram ou acabem sendo mortas, por falta de abrigo, alimentação, acidentes nas rodovias ou ainda são mortos por donos de propriedades rurais pelo fato dos mesmos atacarem galinheiros em busca de comida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário