quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica (Sapo)



Teve início nessa quinta-feira, 3 a segunda edição da Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica (Sapo) que acontece na Casa do Hip Hop e se estenderá até este domingo, 6.
Segundo a organização do evento, o objetivo é oferecer oportunidade de se debater temas relativos a vida cotidiana pela ótica da Agroecologia, as formas de produção, conceitos técnicos, comercio, o consumo, a conservação da agua, do solo, e da vida.
O secretário do meio Ambiente, José Otávio Menten, representou o prefeito Barjas Negri na abertura desse evento. O dia 03 de outubro é comemorado o dia da Agroecologia e segundo os organizadores, esse ano a SAPO vem implementar a comemoração do Dia Nacional de Agroecologia (Lei Federal 13565/2017) e também o Dia Mundial da Agroecologia (Decreto Legislativo 23/2019).  
A SAPO, um evento gratuito é realizado pelos sítios Guaíra, São Benedito e São João, além da Casa do Hip Hop, responsáveis pela Jornada Agroecológica O produtor Joel Cardoso de Oliveira, dono do sítio Guaíra e um dos articuladores da Sapo, diz que a primeira edição do evento, em 2018, foi “imersiva, para nos aprofundarmos em conhecimentos e fundamentos”.
A Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável fez a entrega do Certificado do Protocolo de Transição Agroecológica, reconhecendo três propriedades, o Sitio São João, Chácara Santa Rita e a Horta Urbana La Huertita.
Algumas pessoas serão homenageadas durante o evento: Lucy do Rancho Orgânico, Lourdes Aparecida de Fátima Lásaro, Thais Aparecida Lasaro. Milton Lasaro, Marcelo Laurino, Júlio Cesar Pupin, Júlio Cesar Gonzalez, Rinaldo Diehl, Adilson Dias Paschoal, Edson Hiroshi Seo e Marcos Sorrentino.

 “Hoje, já existe a primeira lei estadual, a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Peapo), aprovada em 19 de março de 2018, que prevê que todas as repartições e espaços públicos do Estado pratiquem a Agroecologia nos seus ambientes. Aqui em Piracicaba, estamos pleiteando uma lei municipal, queremos que o município se atente, principalmente, na questão da merenda, da Segurança Alimentar das escolas, que se formate uma lei municipal na qual a Agroecologia esteja prevista”, afirmou.

Agroecologia

O universo da Agroecologia, explicou Oliveira, engloba a Agricultura Orgânica, Permacultura, Agricultura Natural, Sistemas Agroflorestais e outras modalidades que, segundo ele, estão promovendo “uma revolução planetária”.
Segundo, Cardoso de Oliveira – “Existe uma conversão em curso, hoje temos até grandes multinacionais adotando linhas de produtos orgânicos. Inclusive, os grandes conglomerados produtores de agrotóxicos estão tendo que se atentar para essa nova realidade que é uma visão holística”.
Nesta sexta-feira (4), as atividades começarão às 9 horas (sendo um café da manhã participativo a partir das 8 horas). Neste sábado e neste domingo, dias 5 e 6, as ações também se iniciarão às 9 horas.
A Casa do Hip Hop está localizada à rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200, no bairro Pauliceia. Mais informações sobre a 'Sapo' e sua programação podem ser obtidas pelo telefone: (19) 98282-0442 (WhatsApp), com Joel Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário