quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Setor de arborização promove ações na área de Nascente Modelo


O setor de arborização da Secretaria Municipal de Defesa do meio Ambiente – Sedema tem realizado várias ações pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) com o objetivo de contribuir para a preservação do local e também para estimular a visitação tanto de moradores do entorno e até mesmo de bairros mais distantes, desde que a nascente do córrego do Parque Santa Cecília foi definida como Nascente Modelo ciclo 2017 definida pelo programa Municipio Verde e Azul do Estado de São Paulo .
A primeira ação de educação ambiental foi realizada em 2017 em parceria pelas Secretarias Sedema, Semae e Educação envolvendo professores participantes do curso para formação de agentes multiplicadores Água na Bacia do Rio Piracicaba: Uso Sustentável, Qualidade de Vida e Saúde. E a partir daí, o NEA tem realizado ali, atividades continuadas de educação ambiental com os moradores e alunos de escolas municipais do entorno.
O setor de arborização passou a dar uma atenção redobrada ao local, executando plantios de árvores nativas na área da APP, tanto na área da Nascente como também em todo o Parque Santa Cecilia. As mudas plantadas tem sido monitoradas pelos técnicos da Sedema passando sistematicamente por tratos culturais que envolvem o corte de mato, adubação e coroamento com o objetivo de otimizar o desenvolvimento das espécies plantadas.
E a partir de então o setor de arborização vem contribuindo para o desenvolvimento das práticas educativas que vem sendo realizadas no local pela equipe do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) visando a conservação da nascente e do córrego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário